Pesquisa da SEMESP demonstra a importância de contar com assessoria


estudo inédito realizado pela SEMESP, na tentativa de identificar os principais motivos da baixa procura pelo Fies e com o objetivo de desenvolver propostas de aperfeiçoamento das regras do programa, demonstra, dentre outros inúmeros fatores, a importância de o estudante contar com uma ASSESSORIA relacionada ao FIES.

A pesquisa da Semesp, que ouviu 58 instituições de ensino e 5.638 alunos, apontou que 46% dos estudantes que tentaram contratar o FIES no primeiro semestre de 2016 não conseguiram por motivos operacionais, ou seja, por equívocos relacionadas aos prazos (extremamente curtos) ou pelos problemáticos sistemas virtuais do programa (FIES-Seleção e SisFIES).

Destaca-se:
  • 4,3% dos estudantes confundiram os prazos divulgados;
  • 4,6% não receberam informações sobre os prazos de conclusão de inscrição
  • 11% não conseguiram fazer o upload do arquivo de renda no SisFIES;
  • 13,1% declararam que o prazo de inscrição é muito curto;
  • e 13% afirmaram que o sistema apresentou instabilidade e lentidão, motivo pelo qual não conseguiram concluir a inscrição.
Ao contratar uma assessoria com elevado número de profissionais experientes, é evidente que a chance de o estudante não conseguir contratar o financiamento por conta de tais problemas destacados é, praticamente, NULA.

Logicamente, a contratação do FIES não depende apenas da assessoria. São inúmeros fatores cumulados que implicam no sucesso da contratação do FIES, visto que diversas pessoas e instituições possuem responsabilidades no âmbito do programa (caso do Ministério da Educação, do FNDE, da instituição de ensino, a nota do aluno, a renda do grupo familiar do aluno, dentre outros).

Contudo, ter a tranquilidade quanto às inscrições nos dois sites virtuais do programa (SisFIES e FIES-Seleção) e contar com uma assessoria completa relacionada aos prazos e documentos necessários para obtenção do FIES pode, sim, fazer toda a diferença.

Não é a toa que a ASSESSORIA FIES, no primeiro semestre de 2016, auxiliou estudantes espalhados por 9 estados (RJ, SP, MG, ES, AM, MS, MT, SC, RS) e 27 cidades do Brasil.

Continuaremos desempenhando nosso serviço da melhor maneira possível e ajudando a realizar o sonho de inúmeros estudantes.

Clique aqui e saiba mais sobre os serviços prestados pela Assessoria FIES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edital do Fies 2018/1 é publicado

OPINIÃO: A triste herança do FIES

MEC adia para 29 de janeiro prazo de adesão de faculdades ao Novo Fies